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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Campanha ateísta em Londres influencia outros países.


Campanha ateísta em Londres influencia outros países.
Uma série de acontecimentos no mundo moderno evidenciam que os ateus da atualidade estão em polvorosa e com as garras afiadas na tentativa de destruir qualquer tipo de crença em Deus, fé e expressão religiosa. No Reino Unido, recentemente o ativista ateu Richard Dawkins encabeçou campanha publicitária onde a frase “Provavelmente Deus não existe; então, pare de se preocupar e aproveite sua vida” foi estampada em centenas de ônibus. Nos Estados Unidos, o advogado Michel Newdow ingressou com pedido na Suprema Corte a fim de que a expressão “com a ajuda de Deus” fosse suprimida do juramento de posse do Presidente Barack Obama. Graças a Deus o pedido não foi atendido.
Campanha ateísta em Londres influencia outros países
fonte: Cristianismo Hoje
OnibusA polêmica campanha publicitária a favor do ateísmo foi lançada na terça-feira dia o8 de janeiro de 2009 em Londres. A ideia é fazer circular, nos famosos ônibus londrinos, cartazes com dizeres como “Provavelmente Deus não existe. Então, pare de se preocupar e aproveite a vida”. A iniciativa, da Associação Humanista Britânica, visa acabar com o que chama de “discriminação” contra os ateus. A campanha vai utilizar cerca de 800 ônibus em Londres e outras cidades importantes da Inglaterra, além de divulgar as mensagens em locais de grande público, através de telões.
Os ônibus vermelhos também estão sendo utilizados como chamariz para levantar fundos para pagar a empreitada. A ideia nasceu da sugestão de uma roteirista de comédia de TV, que logo recebeu o apoio de setores da mídia e de intelectuais. O sucesso foi grande e em menos de 24 horas foram arrecadados 140 mil libras esterlinas (pouco mais de R$ 460 mil), excedendo em muito os gastos iniciais previstos com a campanha,que eram de apenas 6 mil libras – aproximadamente, 20 mil reais.
Depois da Inglaterra, agora é a vez de a Espanha inaugurar sua campanha a favor do ateísmo. A exemplo de Londres, três linhas de ônibus de Barcelona, a principal cidade da região da Catalunha, já estão circulando com a frase “Probablemente, Dios no existe. Deixa de preocuparte y disfruta la vida”, a versão espanhola de “Provavelmente, Deus não existe. Pare de preocupar-se e aproveite a vida”, já estampada em quase mil ônibus na Grã-Bretanha.
“Nosso objetivo é tornar visível a existência de milhões de cidadãos ateus”, justifica o presidente da União de Ateus e Livre-Pensadores da Espanha, Albert Riba. Segundo ele, cerca de vinte por cento dos espanhóis dizem-se ateus ou agnósticos. “Isso significa que, depois da Igreja Católica, representamos a segunda opção religiosa no país”, argumenta o ativista. Contudo, assim como no Reino Unido, a polêmica em relação à campanha já começou. Em Madri, a capital espanhola, já circula uma contra-mensagem cristã: “Deus existe. Goza a vida em Cristo.” A iniciativa é da entidade católica E-Cristians.
A ideia de espalhar pôsteres ateístas em veículos coletivos surgiu em julho de 2008, quando a comediante britânica Ariane Sherine escreveu um artigo no jornal The Guardian defendendo uma espécie de reação dos ateus ao domínio do que chama “cultura religiosa”. De um dia para o outro choveram donativos, e a Associação Humanista Britânica arrecadou 150 mil euros, ou cerca de R$ 400 mil, para desencadear a campanha. O biólogo britânico Richard Dawkins, autor de Deus, um delírio e um dos expoentes do movimento chamado “novo ateísmo”, doou pessoalmente 5 mil euros.
A iniciativa já atrai a atenção de ateístas em outros países. Em novembro do ano passado, ônibus da capital americana, Washington, surgiram com a frase “Por que acreditar num deus? Simplesmente seja bom”. Já na Austrália, a frase “Ateísmo – Durma até tarde nas manhãs de domingo” foi rejeitada.
A campanha dos ônibus
Qui, 08 de Janeiro de 2009 17:57 Daniel
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 Na primeira semana deste ano foi lançada a primeira campanha publicitária do Reino Unido versando sobre ateísmo, promovida pela British Humanist Association. A campanha tem site próprio (onde podem ser compradas camisetas) e vem atraindo atenção da grande mídia desde o seu lançamento, em outubro -- inclusive no Brasil.
A chamada "campanha dos ônibus" se espalhou por diversos países, e agora chegou também ao Brasil. A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos lançou a primeira fase da campanha no país, expondo oito slogans que desejamos afixar em ônibus da cidade de São Paulo. As frases expõem um pouco do que pensam os ateus, e buscam lançar um primeiro passo para o reconhecimento dos descrentes como cidadãos plenos e dignos, com seu merecido lugar na sociedade. Um dos destaques é a frase que pede a efetiva laicidade do Estado, tema que está na ordem do dia e que a ATEA entende que deveria ser uma prioridade para cidadãos de todas as crenças e descrenças.
Os slogans escolhidos pela associação são os seguintes: 
2. Sou feliz sem crer em nenhum deus.  
3. Você precisa de um deus para ser bom? Nós não. 
4. Imagem ou texto mostrando ateus famosos. Texto: você sabe qual deles é ateu? TODOS. Subtítulo: Somos milhões no Brasil, centenas de milhões no mundo. Sugestões de nomes: Camila Pitanga, Angelina Jolie, Paulo Autran, Dercy Gonçalves, Charlie Chaplin, Daniel Radcliffe, José Saramago, Glória Maria, Drauzio Varella, Cássia Eller, Jodie Foster, Jorge Amado, Walmor Chagas.
5. Imagens de crucifixos na Câmara, Senado, Supremo e Planalto, "Deus seja louvado" nas cédulas, "Sorocaba é do senhor Jesus" e os dizeres "ateus também são cidadãos". Subtítulo: Queremos igualdade. Merecemos respeito.
6. A fé não dá respostas. Ela só impede as perguntas.
7. Sorria! O inferno não existe.
8. Você é quase tão ateu quanto nós. Quando você entender por que não acredita em todos os outros deuses, saberá por que não acreditamos no seu.
9. Duas mãos trabalhando fazem mais do que mil em oração.
Ateu ou não, qualquer interessado pode ajudar a financiar a campanha, independentemente de vínculo com a Associação. As contribuições podem ser dirigidas separadamente a cada uma das frases, utilizando-se para isso um valor com dígito das unidades igual ao número da frase na lista acima. Por exemplo, para contribuir com o slogan de número 4 deve-se enviar um valor que termine em 4: R$24, R$84, etc. Valores terminados em 1 são destinados indiferentemente a qualquer um dos slogans, e valores terminados em 0 são reservados para doações à associação.
Esta campanha não procura fazer desconversões em massa. Trata-se de conseguir um espaço na sociedade proporcional aos nossos números, diminuir o enorme preconceito que existe contra ateus em todo o mundo, e caminhar rumo à igualdade, que não existe fora de um estado verdadeiramente laico.
A história da campanha
A campanha britânica, que foi a pioneira, começou com o objetivo de arrecadar £5.500 (cerca de R$19.000). Mas em quatro dias chegou a £100.000 e atualmente já alcançou o estonteante valor de £135.000 (R$465.000), uma cifra considerável mesmo para os padrões britânicos. São 800 ônibus com o slogan "Deus provavelmente não existe. Agora pare de se preocupar e viva sua vida". A campanha inclui mil anúncios no metrô com frases adicionais, duas grandes telas de LCD (uma com 3,7m² e outra com 7,4m²) com versões animadas do slogan e uma mensagem na BBC. Não há risco de mal-entendidos: a campanha é explicada em detalhe no próprio site da BHU. E a imprensa nacional continua cobrindo o desenrolar dos fatos.
Em novembro, a American Humanist Association lançou uma ação semelhante. Campanha igual à britânica está sendo veiculada em dois ônibus de Barcelona (embora sob protestos) e só não chegou à Austrália porque a companhia local responsável pelos anúncios em ônibus se recusou a expô-los. Na Itália, a campanha foi proibida.
Com a fundação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, era mais do que hora de criar uma ação nos mesmos moldes aqui no Brasil. Nosso desejo inicial era de veicular os anúncios no metrô de São Paulo, devido a sua enorme visibilidade. No entanto, a companhia proíbe "assuntos polêmicos" e "temas de cunho religioso", portanto é provável que os ônibus continuem sendo nosso veículo preferencial.
Os interessados em colaborar com esta iniciativa podem utilizar a conta corrente é 4378-8, na agência 3572-6 do Banco do Brasil, em nome da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos.

Leia artigos sobre a Atea e a campanha dos ônibus no portal Terra, na revista Isto É, no Jornal O Tempo e breves comentários de Marcelo Rubens Paiva em sua coluna semanal no Estado de São Paulo e no seu blog. Até o Jornal Nacional noticou a campanha espanhola. O fato de ter demorado mais de dois meses para relatar o que já não era mais notícia sugere uma grande resistência da redação em levar a matéria ao ar.
Guerra das frases
Campanha ateísta em Londres já influencia outros países; na Espanha, grupo reage com mensagem a favor da fé em Deus.
Depois da Inglaterra, agora é a vez de a Espanha inaugurar sua campanha a favor do ateísmo. A exemplo de Londres, três linhas de ônibus de Barcelona, a principal cidade da região da Catalunha, já estão circulando com a frase “Probablemente, Dios no existe. Deixa de preocuparte y disfruta la vida”, a versão espanhola de “Provavelmente, Deus não existe. Pare de preocupar-se e aproveite a vida”, já estampada em quase mil ônibus na Grã-Bretanha.

“Nosso objetivo é tornar visível a existência de milhões de cidadãos ateus”, justifica o presidente da União de Ateus e Livre-Pensadores da Espanha, Albert Riba. Segundo ele, cerca de vinte por cento dos espanhóis dizem-se ateus ou agnósticos. “Isso significa que, depois da Igreja Católica, representamos a segunda opção religiosa no país”, argumenta o ativista. Contudo, assim como no Reino Unido, a polêmica em relação à campanha já começou. Em Madri, a capital espanhola, já circula uma contra-mensagem cristã: “Deus existe. Goza a vida em Cristo.” A iniciativa é da entidade católica E-Cristians.

A ideia de espalhar pôsteres ateístas em veículos coletivos surgiu em julho de 2008, quando a comediante britânica Ariane Sherine escreveu um artigo no jornal The Guardian defendendo uma espécie de reação dos ateus ao domínio do que chama “cultura religiosa”. De um dia para o outro choveram donativos, e a Associação Humanista Britânica arrecadou 150 mil euros, ou cerca de R$ 400 mil, para desencadear a campanha. O biólogo britânico Richard Dawkins, autor de Deus, um delírio e um dos expoentes do movimento chamado “novo ateísmo”, doou pessoalmente 5 mil euros.

A iniciativa já atrai a atenção de ateístas em outros países. Em novembro do ano passado, ônibus da capital americana, Washington, surgiram com a frase “Por que acreditar num deus? Simplesmente seja bom”. Já na Austrália, a frase “Ateísmo – Durma até tarde nas manhãs de domingo” foi rejeitada.

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